Atividade de escrita em duplas produtivas – Letras iniciais

Por Cris Akemi
Após o ciclo das sondagens iniciais foi possível agrupar os alunos em duplas que se encontram em hipóteses de escrita próximas e também características que se complementam para um trabalho colaborativo.
Os alunos foram orientados sobre a maneira que deveriam produzir na única folha que receberam bem como de que forma seria bom procederem quanto às discussões necessárias para chegarem a um consenso.
Uma criança escolhida por mim foi escriba por estar em hipótese de escrita anterior ao da sua dupla. O objetivo da atividade é que reconheçam a letra inicial das palavras e desenvolvam a escrita das mesmas espontaneamente, fazendo uso não apenas de seus próprios conhecimentos como também das referências de escrita já construídas pelo grupo dispostas na sala, como lista de nomes dos alunos, meses do ano, dias da semana e outras.
Apesar de estarem ainda se apropriando dessa forma de estudo já demonstram avançar nos objetivos propostos.
Após terminarem, foram feitas análise, correção coletiva e leitura das palavras, resultando em uma lista que ficará exposta como referência de escrita na sala de aula também.
Assistam aos vídeos das produções das crianças no blog da escola:

 

Categorias: Tags: , , , , , , , , , , , , , , , ,

DIGA-ME O QUE ACHA:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s