Sequência didática: Aniversário

Por Cris Akemi
O aniversário da criança é sempre um momento muito importante e além de ser divertido abarca conceitos interessantes que podem e devem ser explorados.
Inspirada pela excelente orientadora do Pnaic Ieda Gomes, desenvolvi essa sequenciada que foi bem recebida pelos alunos e inclusive chamou a atenção de alguns que participam menos nos momentos coletivos.

Primeira etapa: Construção coletiva de gráfico dos aniversariantes. Trabalho sobre a função de um gráfico, data e passagem de tempo, aumento de repertório numérico em sequência.

Segunda etapa: Exposição de vídeos sobre o tema, inclusive um tutorial de como desenhar um bolo de aniversário e outras coisas para enfeitar o gráfico. Na roda de conversa que ocorreu após os vídeos foram considerados os aspectos que envolvem fazer aniversário: ficar mais velho, quem é mais velho ou mais novo, idades dos adultos e outras crianças da família. E realizar uma festa de aniversário: convite, endereço, preparativos, brincadeiras, comes e bebes e o parabéns.

Terceira etapa: Se o convite é o primeiro passo da festa de aniversário, o parabéns é o último. Após nova leitura da música, que já estava presente como referência no caderno de leitura, foi distribuído o texto fatiado para que os alunos montassem.

Fotos da sequenciada no blog da escola:

http://emebmariomartinsdealmeida.blogspot.com.br/p/blog-page.html

Vídeos de referência para a sequenciada (nem todos foram utilizados com os alunos, pois dependendo do foco do trabalho cada um serve a um propósito)

:

 

 

 

DIGA-ME O QUE ACHA:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s