Por Cris Akemi
O aniversário da criança é sempre um momento muito importante e além de ser divertido abarca conceitos interessantes que podem e devem ser explorados.
Inspirada pela excelente orientadora do Pnaic Ieda Gomes, desenvolvi essa sequenciada que foi bem recebida pelos alunos e inclusive chamou a atenção de alguns que participam menos nos momentos coletivos.
Primeira etapa: Construção coletiva de gráfico dos aniversariantes. Trabalho sobre a função de um gráfico, data e passagem de tempo, aumento de repertório numérico em sequência.
Segunda etapa: Exposição de vídeos sobre o tema, inclusive um tutorial de como desenhar um bolo de aniversário e outras coisas para enfeitar o gráfico. Na roda de conversa que ocorreu após os vídeos foram considerados os aspectos que envolvem fazer aniversário: ficar mais velho, quem é mais velho ou mais novo, idades dos adultos e outras crianças da família. E realizar uma festa de aniversário: convite, endereço, preparativos, brincadeiras, comes e bebes e o parabéns.
Terceira etapa: Se o convite é o primeiro passo da festa de aniversário, o parabéns é o último. Após nova leitura da música, que já estava presente como referência no caderno de leitura, foi distribuído o texto fatiado para que os alunos montassem.
Fotos da sequenciada no blog da escola:
http://emebmariomartinsdealmeida.blogspot.com.br/p/blog-page.html
Vídeos de referência para a sequenciada (nem todos foram utilizados com os alunos, pois dependendo do foco do trabalho cada um serve a um propósito)
: