Por Cris Akemi
Na natureza, o cocô do passarinho é grande responsável pela disseminação de lindas flores.
O que será equivalente a isso na dinâmica humana?!
Enquanto professora, gosto de me enxergar como um passarinho que ajuda a espalhar beleza pelo mundo. O cocô, incômodo, talvez seja a paciência, ou a falta dela para enfrentar o sistema bruto. No final das contas, para além dos aborrecimentos, ter a certeza de que é possível semear bondade em crianças e assistir a isso ao vivo diariamente é o que me transformou numa eterna otimista.
Mas não é fácil. É muito comum hoje em dia um pessimismo generalizado e uma insatisfação constante a qualquer contrariedade, seja ela relevante ou não.
Percebendo isso em meus alunos fiz questão de apresenta-los ao livro “Cocô de passarinho” da Eva Furnari, que brilhantemente conta a história da transformação de uma comunidade pessimista.
Antes de lê-lo perguntei a eles que impressão tinham ao ouvir o título do livro. Alguns disseram que o livro poderia ser engraçado (otimismo) , mas também que tinha probabilidade de ser sujo, nojento, porco (pessimismo).
Após a apreciação da leitura questionei-os sobre o que achavam ter aprendido com a história. Os primeiros disseram que ficaram sabendo que o cocô de passarinho semeia, outros disseram que descobriram que as pessoas podiam ser diferentes. Então perguntei sobre a mudança de comportamento da comunidade, pedindo a eles que relembrassem principalmente qual era o olhar que tinham sobre o cocô e salientando que foi ele o responsável pela melhora de todos. As crianças perceberam primeiro a mudança pelos costumes, disseram que antes eles diziam sempre as mesmas coisas, faziam sempre as mesmas coisas e ficavam parados no mesmo lugar esperando pelo pior e que depois do que aconteceu tudo melhorou.
Foi então que expliquei o conceito de pessimismo e otimismo, sendo o pessimista aquele que só espera o pior e reclama de tudo e o otimista o que busca ver o lado bom das situações e sempre esperando pelo melhor. De quebra aprenderam dois novos adjetivos, conteúdo trabalho anteriormente.
Eles imediatamente associaram ao desenho animado “Clarencio, o otimista” e comentaram como o amigo do Clarencio é pessimista e como isso é feio.
Propus então que todos nós fizéssemos um exercício diário de reclamar menos e tentar enxergar o lado bom das coisas.
Estou aguardando pelo melhor resultado possível!
Narração do livro:
Livro digitalizado:
https://picasaweb.google.com/estorias.digitais/CocoDePassarinho?feat=email
Episódio de “Clarencio, o otimista”
1 Comment