Repertórios infinitos

Eu não me canso de ler “Cocô de passarinho para os alunos, e a cada ano tem um significado diferente e importante ao mesmo tempo. Esse ano fiz a escolha dessa leitura no dia posterior a uma atividade na qual relembramos a cantiga “Alecrim dourado” e portanto discutimos sobre dispersão de sementes, e até chegamos a colher algumas sementes variadas da horta da escola, vejam:

https://emebmariomartinsdealmeida.blogspot.com.br/p/2-inicial.html?m=1

Eles acharam muito interessante a forma como as coisas acontecem na natureza então aproveitei para estender o tema e utilizar o livro em todas as suas potencialidades.

Perguntei a eles o que perceberam sobre as mudanças que ocorreram no livro, até porque trabalhar temas que envolvem desenvolvimento orgânico para crianças dessa idade sempre contribui para a percepção de que toda passagem de tempo traz modificações e as consequências disso se aliam a maneira como lidamos com elas para definir as condições do presente.

Conforme eles foram observando confeccionamos uma lista de “Contrários/opostos/antônimos” sempre retomando os significados das palavras fazendo referência à narrativa.

img_8442

Depois disso confeccionei antônimos e fizemos um jogo no qual eles deveriam encontrar os opostos que estavam com os colegas:img_8457 img_8458 img_8459 img_8460 img_8461

Eles adoraram, se empolgaram muito e por fim desenharam  o que gostariam que nascesse em seus chapéus:

img_8451img_8450img_8449img_8447img_8446img_8443

Livro referência:

Categorias:

DIGA-ME O QUE ACHA:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s