Eu não me canso de ler “Cocô de passarinho para os alunos, e a cada ano tem um significado diferente e importante ao mesmo tempo. Esse ano fiz a escolha dessa leitura no dia posterior a uma atividade na qual relembramos a cantiga “Alecrim dourado” e portanto discutimos sobre dispersão de sementes, e até chegamos a colher algumas sementes variadas da horta da escola, vejam:
https://emebmariomartinsdealmeida.blogspot.com.br/p/2-inicial.html?m=1
Eles acharam muito interessante a forma como as coisas acontecem na natureza então aproveitei para estender o tema e utilizar o livro em todas as suas potencialidades.
Perguntei a eles o que perceberam sobre as mudanças que ocorreram no livro, até porque trabalhar temas que envolvem desenvolvimento orgânico para crianças dessa idade sempre contribui para a percepção de que toda passagem de tempo traz modificações e as consequências disso se aliam a maneira como lidamos com elas para definir as condições do presente.
Conforme eles foram observando confeccionamos uma lista de “Contrários/opostos/antônimos” sempre retomando os significados das palavras fazendo referência à narrativa.
Depois disso confeccionei antônimos e fizemos um jogo no qual eles deveriam encontrar os opostos que estavam com os colegas:
Eles adoraram, se empolgaram muito e por fim desenharam o que gostariam que nascesse em seus chapéus:
Livro referência: