Conto do dia

“Pela estrada afora eu vou bem sozinha…

…sou um menino querendo ser vovozinha”

Hoje após o conto propus que escrevessem a música da história, mas muitos deles não a conheciam, então  começamos a encená-la com a interpretação de uma Chapeuzinho, um lobo e uma vovozinha.

Eu perguntava “Quem quer participar  agora?”, “Quem quer ser a Chapeuzinho?”, até que em dado momento um menino se prontificou a ser a vovó.

Quando as risadas tomaram conta eu achei que ele desistiria, então intervi lhes dizendo que era uma interpretação e que, inclusive, menino fazer personagem de mulher era algo muito difícil, portanto bem louvável. Perguntei se ele ainda faria e ele aceitou.

Logo depois, inspirado pelo colega, outro menino se ofereceu para ser a Chapeuzinho porque um deles se recusou, mesmo sendo o único que levantou a mão quando perguntei se alguém ainda não tinha aprendido a música.

Novamente risadas surgiram, mas percebi que já menos alunos se incomodaram.

Enfim, crianças de 6 e 7 anos já apresentam questões de gênero, as quais têm dificuldade em lidar, é justamente por esse motivo que aprender sobre esse assunto é importante, discutir sobre isso é fundamental. Já carregam preconceitos, precisam entender que interpretar uma menina ou mulher não os transformam no gênero oposto automaticamente, e principalmente ser coibidos ao desrespeitar as escolhas alheias sejam elas quais forem.

Precisamos falar sobre gênero! Desde sempre!

Que fique claro que todas as encenações foram feitas espontaneamente, em nenhum momento os meninos foram obrigados ou mesmo estimulados a isso.

DIGA-ME O QUE ACHA:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s