Procurando amor

Se “Procurando Nemo” é um filme sobre pai e filho e da relação entre o medo de deixar viver e a autonomia de uma criança, é extremamente importante dizer que “Procurando Dory” carrega esse tema e o aprofunda,  na verdade tentando dar um contraponto para a atitude de Marlin em relação a criação do filho.

No primeiro filme ele demonstra-se hesitante e controlador sobre Nemo,  que possui uma nadadeira menor, e depois de toda a experiência que deveria tê-lo ensinado a confiar mais mesmo ele tendo dificuldade, Marlin aparece neste filme da mesma forma,  impaciente com Dory pelos seus esquecimentos,  com receio de tudo e pessimista. Os pais de Dory,  ao contrário,  são confiantes e amáveis em relação ao seu problema,  e sempre dispostos a encorajá-la,  e é daí que vem sua atitude otimista,  não é uma coisa engraçadinha de quem não tem noção da realidade das coisas porque esquece algumas delas.

Outros personagens de “Procurando Dory” também tem limitações físicas e psicológicas,  e ao longo do filme existe um posicionamento geral de autonomia,  apesar das dificuldades.

A exceção é o personagem Geraldo,  que aparentemente tem um comprometimento cognitivo e sofre isolamento por parte dos seus pares,  que inclusive se aproveitam dele e o maltratam reiteradamente. Essas cenas foram incômodas para minha família porque o filme tratou Geraldo com utilidade cômica. Algumas pessoas do cinema diziam entre risos “Parece um retardado”, como se alguém como ele sendo humilhado fosse realmente algo engraçado e não desconcertante.

Por essa ótica concluo que o filme falha em sua tentativa em despertar nas pessoas a consciência da importância de encarar a diferença sem preconceito e mais positivamente,  fico imaginando como se sentiram as crianças diferentes ao ver Geraldo sendo tratado daquela maneira.

Sendo assim seguimos “Procurando amor”!

DIGA-ME O QUE ACHA:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s