Livro do dia – Sequenciada

O livro do dia de hoje, na verdade durou dois dias. Incrível como um livro que não tem escrita possa envolver tantos aprendizados significativos.

Havia selecionado “Telefone sem fio” para ler com minha turma de 1o ano,  mas como já estava na mão decidi usá-lo com a turma de apoio pedagógico de alfabetização/produção de texto inicial. 

Com essa turma inicialmente fizemos uma rodada de telefone sem fio transmitindo frases, para então observarmos o livro, aí propus que cada um produzisse uma frase relacionada ao que viam no livro e a cada cena e de maneira individualizada foram escrevendo, com intervenção sobre acerca da pauta sonora e ortografia,  já que os níveis são diversos.

Como deu muito certo o uso com o 1o ano seguiu essa mesma linha,  porém,  como a turma está num estágio anterior a outra optei por propor um telefone sem fio entre eles apenas com sílabas que eu indicava,  que após algumas rodadas formariam palavras. O objetivo era atingir os silábicos com e sem valor para que houvesse a percepção da construção das sílabas com uma consoante e uma vogal e para os silábico alfabéticos e alfabéticos escrita ortográfica de palavras. Eles gostaram do telefone sem fim,  porém não conseguiram manter nenhuma das sílabas repassadas. Vejam os resultados,  sendo a palavra de cima o que transmitiram e a debaixo a que eu iniciei:

IMG_20160628_234158IMG_20160628_234134

Porém,  a dinâmica foi muito extensa,  acabou tomando dois dias para pouco resultado. Talvez em grupos menores desse mais certo.

Após essas rodadas sugeri que cada criança fosse então a partir das imagens imaginassem uma sílaba e a próxima criança escrevesse outra no intuito de formar por fim uma palavra,  mas até os alfabéticos tiveram dificuldade,  por isso após três palavras encerrei a atividade que já se estendia demais e perdeu o foco.

IMG_20160628_225451

Apesar disso eles demonstraram interesse,  e alguns se beneficiaram, talvez na próxima, com um planejamento mais elaborado seja mais produtiva essa proposta.

Categorias:

DIGA-ME O QUE ACHA:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s