Mais política, menos isenção – Votação para representante de sala

Por Cris Akemi

Está claro pra mim que tudo se trata de política. Viver em sociedade é política. É política desde que eu entendo que a minha liberdade não pode interferir na liberdade alheia,  que minha escolha não pode prejudicar o bem estar do outro e que a harmonia entre as pessoas e seu meio depende das relações serem também harmoniosas,  tolerantes,  compreensivas e compreensíveis. 

Por algum motivo,  que talvez, é inclusive um resquício da colonização de exploração e das inúmeras ditaduras das quais somos filhos,  tendemos a achar que política é algo distante da nossa realidade e é feita por aqueles mais “esclarecidos”,  ou seja, aqueles que estudaram para isso,  ou nasceram para tal.

É sério isso?

Política é saber viver a vida, administrar suas vivências em comunidade. E isso não se nasce sabendo.

A escola enquanto micro sociedade das crianças anseia por boa política. Pensando nisso todo ano tento instaurar dinâmicas similares às assembleias de classe,  mas confesso que minha dificuldade em otimizar o tempo com demandas burocráticas e esse tipo de atividade por diversas vezes foram um empecilho. Até porque é um trabalho demorado e minucioso, principalmente com crianças de 6 e 7 anos.

Mas como acredito que ser trabalhoso não é sinônimo de impossível estou confiante que dessa vez será produtivo.

Penso que a primeira consciência que o grupo deve adquirir é da importância e das consequências das decisões coletivas por meio de discussões e voto.

Iniciamos assistindo a esse vídeo e esmiuçando seus significados,  percebendo comportamentos adequados para uma boa discussão: organização,  objetividade,  atenção analítica,  responsabilidade,  iniciativa,  criatividade.

Com base na roda de comentários sobre as percepções do vídeo “Conselho dos ratos” propus então uma votação para representantes de sala,  que já teriam reunião marcada com a diretora para iniciação do Conselho Mirin da escola.

Conversamos um pouco sobre quais características deveria ter o representante de sala,  que no comportamentos estariam de acordo e qual dos alunos que se candidataram possuíam tais atributos.

Para estimular a autonomia na votação fizemos secreto, com direito a contagem e auditoria. Aproveitando também para dar uma pincelada na alfabetização de alguns dos alunos. 

Foi excelente!

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Votos

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Auditoria dos votos

 

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