Se um gato for um livro…

Ele pode se apreciar

Por Cris Akemi

O primeiro trimestre de 2016 foi marcado por muitas leituras interessantes com o primeiro ano inicial. Aconteceram diversos momentos de aprendizagem e de diversão, tendo em vista que o interesse das crianças só aumentou a medida que foram aumentando seu repertório literário e interpretativo.

O destaque fica para “Se um gato for…”. Durante a leitura do livro houve uma demonstração dos alunos de querer adivinhar o que um gato faria se fosse uma coisa ou outra, além de acompanhar a leitura comigo e ficarem ansiosos para ler o que o gato poderia fazer, aprenderam vários termos e ficaram com a curiosidade e a criatividade aguçada. Ao final do livro perguntei se eles tinham pensado em algum gato diferente e o que ele poderia fazer e eles foram falando e compartilhando suas ideias. Foi tão produtiva a nossa roda de comentários que decidi propor que eles então desenhassem o gato que imaginaram e depois propus que escrevessem para que no laboratório de informática escrevêssemos coletivamente  o livro.

Como nem todos os alunos tem escrita autônoma, alguns ainda pré-silábicos, a escolha da escrita coletiva foi importante para que juntos fossem se apropriando da forma escrita do texto que a princípio era apenas falado. Um a um foram construindo a escrita e eu fui digitando no telão para que pudessem acompanhar, e até corrigir os possíveis equívocos.

Vale salientar que a autoria do tipo de gato e do que esse gato poderia fazer é exclusiva dos alunos, tiveram orientação apenas, em poucos casos, para encontrar o infinitivo que se referisse ao que eles estavam pensando, por exemplo ficar desmontado = desmontar, ficar queimado = queimar.

A seguir contação da história original e a nossa versão do livro!

1 Comment

DIGA-ME O QUE ACHA:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s