Por Cris Akemi
A grande maioria das pessoas me dizem ser impossível que eu entenda a convivência familiar com crianças e ainda saiba opinar sobre algumas formas de educá-las, porque não tenho filhos. Mesmo que, sendo professora, eu conviva com uma variedade bem maior delas e um número também maior de conflitos, pois cada família tem um tipo de educação e eu tenha que lidar com cada uma delas harmoniosamente.
A mim esse conceito soa bem estranho. Se você tem uma criança, pela qual assume total responsabilidade e as vezes se desespera, imagine quão difícil é ser tutor temporário de trinta crianças?!
Portanto, não ter filhos não me desqualifica para opinar sobre questões acerca da educação das crianças. Talvez eu desconheça certas facetas da maternidade, e até tenha que refletir mais sobre determinadas posições, mas certamente quem pensa que sou incapaz de compreender e propor boas estratégias para a dinâmica familiar ignora por completo minha prática pedagógica.
Minha criança interior fala fluentemente a língua da infância e a sua?!
Procuremos não julgar as competências alheias para justificar nossas próprias falhas, mas aprender com quem apresenta outras alternativas, mesmo que não sejam aquelas com as quais concordamos.
Sim amiga, muitas falam isso mesmo.. e eu ate entendo o porque… mesmo sendo irritante rs mas somos muito boas nisso tambem como professoras,,, o que vejo hoje no meu caso.. porque cada um ‘e bem grande rs.. que o meu filho me ajuda nas aulas.. e o contrario nao funciona muito.. ou seja.. eu erro muito ao educa-lo as vezes e talvez seja isso que ela deva estar tentando falar contigo…pois no meu caso estou cansada e acabo deixando a parte mais importante escapar.. duro mas fato..infelizmente.. vivendo e aprendendo.. muito legal seu texto..e inspira a tentar sempre o melhor com as criancas sejam elas filhos ou cri ancas da escola..
CurtirCurtido por 1 pessoa
Então, eu nunca opino sobre a educação de filho de ninguém se não me perguntam, mas as vezes me pedem opinião e depois, como não gostam dos eu digo dizem que é porque não tenho filhos, rs. Mas eu considero muito diferente a relação pais e filhos e boas alternativas de educar, pois o fato de como pais não se conseguir fazer determinadas coisas, por estar cansado, triste, com problemas, não significa que não há ações mais corretas a se tomar. Assim como para professores. O que mais me chateia é quando eu observo a falta que faz estimular a criança a uma brincadeira, uma leitura e dizem que eu não sei o que estou dizendo, porque eu faço exatamente isso com 30 crianças todos os dias, nem tudo que é necessário é fácil né?! E geralmente quando me posiciono sobre algo é justamente no intuito de inspirar, de mostrar que existem caminhos que podem ser seguidos sem tanta lamentação. Que bom que você gostou! Fico muito feliz!
CurtirCurtir