Por Cris Akemi
Registro coletivo do que aprendemos até agora sobre a água.
O texto coletivo é importante pois nele o professor consegue analisar e sistematizar o aproveitamento dos conteúdos trabalhados estimulando a participação dos alunos de forma organizada e aproveitando para realizar uma revisão. Em atividades como essa, a criança que tem maior dificuldade no registro escrito por exemplo tem a oportunidade de participar sem constrangimento.
Outro aspecto importante desse tipo de intervenção é que se faz a transposição da oralidade para a escrita, algo que nesta faixa etária é de extrema relevância para a ampliação de repertório da criança. Embora haja necessidade da adequação da linguagem feita pelo professor, o ideal é que o texto seja ditado por eles e que as adaptações sejam orientadas e não impostas, pois no contexto coletivo é mais eficiente a troca e a construção da escrita. Enquanto a professora digita o que lhe é dito pelos alunos, negociando os ajustes necessários, a leitura é sempre retomada e o conteúdo revisado.
TUDO QUE NÓS APRENDEMOS SOBRE A ÁGUA
- NÃO DEVEMOS NUNCA DESPERDIÇAR ÁGUA;
- DEVEMOS TOMAR BANHOS DE APENAS CINCO MINUTOS;
- LIMPAR AS CALÇADAS COM VASSOURA E NÃO COM ÁGUA;
- PODEMOS ECONOMIZAR DEIXANDO A TORNEIRA FECHADA ENQUANTO ESCOVAMOS OS DENTES, LAVAMOS AS MÃOS;
- DEIXAR O CHUVEIRO DESLIGADO ENQUANTO SE ENSABOA;
- REUTILIZAR A ÁGUA DO BANHO;
- APRENDEMOS SOBRE O CICLO DA ÁGUA;
- FILTRAGEM DA ÁGUA;
- QUANDO A GENTE FAZ COCÔ OU XIXI A ÁGUA DO VASO SANITÁRIO VAI PARA O ESGOTO;
- QUE A GENTE PRECISA DA ÁGUA PARA DEIXAR AS COISAS LIMPAS;
- NÓS USAMOS ÁGUA PARA FAZER COMIDA E LAVAR ALIMENTOS;
- TOMAMOS A ÁGUA E FAZEMOS BEBIDAS COM ELA;
- ESTADOS DA ÁGUA: SÓLIDO (GELO), LÍQUIDO (ÁGUA) E GASOSO (VAPOR).