QUEM ROUBOU PÃO NA CASA DO JOÃO?

Por Cris Akemi

A escolha de usar parlendas, poemas, textos curtos em geral é muito importante nessa fase escolar para a aprendizagem da estruturação de um texto, paragrafação, pontuação e também ortografia.  A atividade lúdica faz apenas potencializar a compreensão, já que nela a vivência é plena.
Interessante observar que quando propus o tema, mesmo conhecendo, muitos dos alunos não entendiam o teor da música, o que foi bom pois discutimos um pouco sobre o porque da criança estar tão assustada quanto a acusação, já que não fez nada, e não merece tamanho sofrimento.
Fizemos coletivamente a transcrição da música em forma de diálogo e o objetivo neste momento, além do trabalho de alfabetização e ortografia, era que o texto se estruturasse com a utilização de parágrafo, travessão e pontuações adequadas. Nota-se que no vídeo eles até acabam extrapolando nas exclamações e interrogações pois anteriormente exploramos esses pontos.
Interpretando e brincando tivemos uma tarde muito produtiva!
Foram selecionados para publicação no blog as escritas que atenderam aos requisitos, mesmo que parcialmente, da proposta de estruturação do texto. Os erros ortográficos estão de acordo com a faixa etária e o ano/ciclo.
Assistam também ao vídeo da atividade no blog da nossa escola:
Publicidade
Categorias:

DIGA-ME O QUE ACHA:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s