SEQUÊNCIA DIDÁTICA – DONA BARATINHA

 Por Cris Akemi

Esperança – Diário de uma educadora pensante

(Atividades aplicadas)

Pensando na leitura como instrumento de ampliação do conhecimento acerca do mundo e portanto sua importância fundamental na infância, a partir do trabalho já desenvolvido no ano anterior, indicação de uma professora parceira, iniciei o ano letivo desenvolvendo essa sequenciada, aprimorando as estratégias já utilizadas e descobrindo outras.

Essa prática tem também a intenção de para além da sala de aula, estimular que as crianças e suas famílias se interessem pela leitura diária, mas significativa. Do ponto de vista do aluno, apresentando algo lúdico que aprendeu na escola para a família, que passa a  ter a oportunidade de entender melhor os processos pedagógicos das atividades escolares.

Foi iniciada então a leitura em capítulos de uma versão da “Dona Baratinha”. Em um caderno, que durante o ano terá como utilidade compilar as atividades a serem realizadas em casa, as crianças receberam por dia um capítulo da história.

Ao depararem-se com o novo capítulo, o interessante é o fato de que eles ficavam muito empolgados para descobrir o que aconteceria a seguir. Então diariamente fazíamos a leitura individual e compartilhada, em voz alta, e após isso discussão sobre observação estrutural e conceitual do texto. As crianças ainda receberam orientação de realizar a leitura em casa para a família e colorir a ilustração.

A pedido dos próprios alunos, no dia seguinte ao capítulo recebido, algumas se voluntariaram para ler. Foi um momento importante, inclusive de avaliação.

Ao término da história ainda foram apresentadas outras duas versões diferentes, em áudio e vídeo:

1221769-250x250

As crianças se deliciaram com a narração e principalmente a interpretação dos ruídos dos animais e da música.

A seguir a intenção é que produzam individualmente a sua versão escrita e visual para postagem no blog da escola (acompanhem: http://emebmariomartinsdealmeida.blogspot.com.br/p/2-inicial.html). Para os alunos não alfabéticos ou com mais dificuldade será proposta a produção de uma lista de animais que aparecem no texto ou a música que Dona baratinha canta para atrair seus pretendentes.

Temas abordados: Apreciação da leitura, transposição oral/escrita, leitura oral com avanço na entonação em observância da pontuação, análise da estrutura do texto  tendo em vista a paragrafação, ilustração visual, características e habitats dos animais.

Áreas de conhecimento: Língua Portuguesa, Artes e Ciências Naturais

Turma: 2º ano inicial do ensino fundamental.

Tempo aproximado: 30 dias/aula

Atividade realizada durante: fevereiro e março de 2015

Categorias: Tags: , , , , , , , , , , , , ,

DIGA-ME O QUE ACHA:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s