Esperança – Diário de uma educadora pensante

Por Cris Akemi

Uma história por dia

(Atividades aplicadas)

a vida em grupo)

A leitura diária no ensino fundamental é de extrema importância para o desenvolvimento, pois, alimentando o repertório linguístico e conceitual da criança é possível também multiplicar seu nível de compreensão de mundo. Portanto a escolha dos livros por parte do professor deve ser intencional, minuciosa e acertiva, já que é carregada de tanta responsabilidade.

Mas uma leitura despretensiosa não garante que esses objetivos sejam alcançados, as intervenções criativas e conscientes de quem lê para elas é que determinam como ocorrerão a apreciação e a interpretação dos textos.

Neste caso, o livro selecionado tinha a finalidade de, como segunda leitura realizada para a turma, ser um momento agradável, estimulando a apreciação e participativo, auxiliando no entrosamento do grupo.

Na história, a medida que se conta como o homenzinho das cavernas vivia, uma série de onomatopeias aparecem, devido a linguagem primitiva do personagem. Propus então que as crianças lessem as ilustrações, reproduzindo as onomatopeias, a cada página que eu lia. Havia um intuito oculto de sondar se eles seriam capazes de ler autonomamente, e foram.

Foi interessante observar a interpretação corporal que apresentaram, e isso me proporcionou conhecer um pouco mais das características da personalidade de cada um.

Em continuidade à leitura propus que fizessem uma ilustração em duplas e trios, o tema era a vida em grupo atual registrando as onomatopeias,  com o objetivo de que refletissem sobre a necessidade da harmonia entre as pessoas, utilizassem estratégias de de conciliação e cooperação. Alguns tiveram dificuldade em desenvolver a escrita para os sons que buscavam, o que foi produtivo a medida que precisaram refletir muito uns com os outros sobre seu registro.

Temas abordados: Apreciação da leitura, transposição oral/escrita, entendimento e vivência do fazer coletivo, reflexão e comparação entre o modo de vida antigo e o atual.

Áreas de conhecimento: Língua Portuguesa, Artes, Ciências Naturais, História e Geografia.

Turma: 2º ano inicial do ensino fundamental.

Tempo aproximado: 2 horas

Materiais: Livro “A vida em grupo”, autor: Silvio Costta (do acervo da Biblioteca educacional interativa), folha sulfite, material de desenho.

 Atividade realizada em: 06/02/2015 – E.M.E.B. Mário Martins de Almeida – SBC.

 

img085 img086 img087 img088 img089 img090 img091 img092 img093 img094 img095

 

 

 

 

 

 

DIGA-ME O QUE ACHA:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s