Esperança – O Diário de uma educadora pensante

O planejamento

Por Cris Akemi

A base de um bom processo de ensino aprendizagem é o planejamento, mas isso todos já disseram. O que pouco se discute é que atualmente na maioria das escolas essa ferramenta se tornou algo burocrático, mero registro, as vezes até posterior a realização da atividade, quando na realidade deveria antecipar as dinâmicas metodológicas, a fim de favorecer a intervenção do educador, otimizar seu tempo, e não atrapalhar, que é como muitos veem esse procedimento.

O intuito prioritário em se planejar uma prática é justamente a reflexão sobre as ações anteriores em busca da evolução nas próximas atuações. Também é um instrumento que nos permite consultar o que foi produtivo e com adaptações arriscarmos novamente. Deveria impedir que se cometessem os mesmos erros, além de possibilitar uma inovação constante, caso tivéssemos tendência a borboletas, mas ao que parece estamos condicionados a lagartas.

Digo isso porque somos apegados demasiadamente ao preferível e descomplicado, temos dificuldade em nos expor, experimentar. Mas professor não tem esse direito, a necessidade do que deve ser ensinado é premente, não se dá ao luxo do bel-prazer do “mestre”.

Porém, pode parecer até intolerância julgarmos os adestrados em época de ditadura militar, e seus herdeiros, infelizmente ainda existentes. E o é, pois a questão da violência deve ser inflexível. E como não é violento assistir as repetições ano a ano de conteúdos fora de contexto, práticas agressivas, doutrinárias, excludentes…

E se é preciso planificar, mais ainda é amar sua missão, vislumbrar futuros aprazíveis, se deleitar!

E qual não é um excelente lugar para isso senão a Biblioteca escolar? Incrível como é bom descobrir novos mundos, mensagens, ideias, infinitas possibilidades. Parecia previsível, mas ainda tem o dom de me impressionar.

Categorias: Tags: , , , , , , , , , , ,

1 Comment

DIGA-ME O QUE ACHA:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s