Disciplinas: Português, História e Geografia, Artes e Educação Física.
Faixa etária: 6 a 8 anos
Tempo previsto: 12 horas/aula
Produto final: Livro coletivo
Objetivos:
- Levantamento das preferências dos alunos, a fim de conhecê-los melhor;
- Desenvolvimento do conceito de identidade e inclusão tendo em vista a diversidade;
- Estimulação a apreciação literária observando aspectos relacionados a escrita, conceito e qualidade artística;
- Ampliação de repertório linguístico e uso da escrita convencional;
- Ampliação de repertório estético e uso de novas técnicas artísticas de expressão;
- Desenvolvimento de consciência corporal;
Desenvolvimento:
- Na biblioteca apresentar o livro as crianças explicando do que se trata e seguir realizando uma leitura participativa em duas etapas, pedindo para que eles tentem interpretar as imagens que aparecem e posteriormente estimular uma roda de conversa sobre suas preferências;
- Em sala de aula produzir coletivamente uma lista de preferências;
- Enviar para casa uma tarefa pedindo que a criança conte o que fez em sala de aula, orientando o adulto a lhe contar uma de suas preferências, e produza um registro escrito e ilustrativo, organizando as atividades em um livro “Todo adulto gosta…”
- Na aula de artes, apresentar em três etapas técnicas diferentes de ilustração: recorte, preto e branco e aquarela;
- Na aula de educação física resgatar brincadeiras que toda criança gosta, tirar fotos dos alunos para montagem da capa do livro;
- Em sala de aula produzir escrita individual de uma das preferências da lista, para montagem do livro;
- Na aula de artes, produzir individualmente a ilustração para a escrita, a partir da escolha de uma das técnicas apresentadas;
- Postagem dos livros produzidos no blog da escola.
Profª Cris Akemi – fev 2015
adorei!!!!! esta sequencia é otima
beijos JÔ
CurtirCurtir