BOM PRA QUEM?

Por Cris Akemi

Se o mundo estivesse diferente, certamente eu seria uma professora menos frustrada. Tento sempre preparar meus alunos para articularem seus conhecimentos em qualquer momento da vida, seja com quem for ou em que lugar estiverem, sem que para isso precisem necessariamente comprovar as informações que receberam e as habilidades que desenvolveram em uma avaliação tradicional escrita. Tento, não sei se consigo, pois verificar esse aprendizado é quase impossível, já que as avaliações nacionais institucionais em todos os níveis ainda privilegiam conteúdos, e os colegas e as famílias tem expectativas diferentes das minhas.

Não busco com a minha prática orientar um grupo obediente, passivo, silencioso, “nota 10” para alguns professores. Quero acima de tudo que nos alunos que passam por mim  floresça a capacidade de argumentarem, questionarem, pesquisarem, e se interessarem ao ponto de construir seu próprio conhecimento, interagindo com o meio.

O aluno “nota 10” é bom pra quem, ou melhor me colocando, serve a quem? A quem interessa o sujeito obediente, que decora conteúdos para depois esquecê-los, que não questiona a cultura de massa um instante sequer, que não se modifica, apenas aceita.

Talvez eu me fruste porque mesmo com tantas mudanças sociais a escola ainda seja atrasada, certos professores ainda não reconhecem esse tipo de trabalho, as famílias não entendem e rejeitam essas práticas. Mas o mais frustante é sentir que quanto mais humanas sejam as crianças que passam por aqui, mais conscientes serão de estarem num mundo em que é difícil se encaixar.

Portanto, na aposta de uma mudança, indico esse vídeo, que serve de acalando nesses tempos de tormenta, pois ao reverberar filosofias pedagógicas semelhantes as minhas, me anima a continuar e aprimorar minha atuação no mundo.

Categorias: Tags: , , , , , , , , , , , , , ,

DIGA-ME O QUE ACHA:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s