Por Cris Akemi
O documentário a seguir é apenas uma pequena prova de que o mundo já sinaliza mudanças no seu entendimento sobre o ser humano. E como escola é feita de gente, já diria Paulo Freire, é ela que deve retratar essa metamorfose.
Independente das opiniões contrárias que se possa ter a todos os projetos apresentados no filme, que não são apenas ideias, mas ações, é preciso que façamos a reflexão do que queremos para nosso futuro, porque ele depende do que fazemos hoje.
Aquela velha expressão “querer não é poder”, já está ultrapassada há muito. mas ainda é uma premissa na escola, no intuito de nos encarcerar e fazer com que encarceremos nossas crianças, não apenas fisicamente, como intelectualmente. Pois querer é o maior poder que temos, é do ímpeto que nascem as realizações, e muito embora os opressores ainda fazem com que acreditemos que o queremos é errado e que não adianta querer algo que não nos permitirão ter, surgem como um bálsamo pensadores corajosos como os idealizadores desses projetos que nos demonstram o contrário.
Pode ser verdade que neste modelo novo de educação, apresentado no documentário, algumas crianças não memorizem ou internalizem determinados conceitos sistemáticos, mas no modelo antigo isso também acontecia. Entretanto se a criança passa a ser valorizada enquanto indivíduo, aprende que ser feliz é importante. E se lhe é proposto um aprendizado sem sofrimento, ela aprende a ser gente, que para mim é muito mais importante que “decorar” a tabela periódica.
É preciso fundamentalmente levar em consideração que essa não é uma ideia utópica e romântica, como ainda afirmam alguns conservadores, mas parte de uma conhecimento científico, já provado em experimentos, então se faz necessário qualificar uma opinião a partir de diversas fontes teóricas:
- http://cev.org.br/biblioteca/fatores-cerebro-que-contribuem-aprendizagem/
- http://www.dtp.uem.br/rtpe/volumes/v11n2/003-artigo-susana-145-153.pdf
- http://www.maisaprendizagem.com.br/ma-16-instinto-de-aprender/
- http://www.maisaprendizagem.com.br/ma-19-instinto-de-aprender-parte-22/
E ainda assim continuarão dizendo, “mas numa escola assim a criança não aprende”, e nós continuaremos rebatendo, “além de aprender, ela é feliz”!
Cris, estou amando teu blog!!!! Que lindo e reflexivo!!!!!! Suas palavras nos tocam no coração.
Um beijo
JÔ
CurtirCurtir
Fiquei feliz de conhecer teu blog, Cris!
CurtirCurtir
Obrigada meu mentor!!!
CurtirCurtir