Truki e Kiki

Por Cris Akemi

Muitas vezes ao escolhermos um livro infantil não conseguimos mensurar o tamanho do seu poder. Quando da escolha deste livro para meus alunos de oito anos não imaginei que gostariam tanto, achariam tão engraçado e que suscitariam espontaneamente tantas questões filosóficas durante roda de conversa, ou seja, a vida ensina mais uma vez, subestimei o livro e as crianças.

Lembro-me que na época eles não andavam muito empolgados com as leituras que eu levava, mas além de uma melhor seleção literária, ou pelo menos mais adequada à idade, passei a perceber que é necessário criar um verdadeiro momento de leitura.

Primeiramente não deve ser uma atividade formal, mas sim envolvente, portanto a maneira como o professor orienta, inclusive a disposição da sala, é crucial. Hoje passei a sentar com eles em roda, ou, como costumo dizer “em montinhos”, ou seja, não há mais obstáculos entre nós e nem objetos que lhe tiram a concentração. Procuro não parar mais a leitura chamando sua atenção, antes eu acreditava que se fazia necessário, mas percebi que se eles gostam permanecem atentos, se não gostam, e chegam a atrapalhar, falamos sobre o combinado após o término da leitura, para que o fluxo não se perca, e discutimos o porque não lhes interessou, o que torna o momento mais orgânico.

Em todas as leituras passamos a fazer a discussão também de pontos essenciais do livro, analisando, refletindo, questionando e até fazendo relações com o contexto de nossas vidas.

Neste caso foi assim, as crianças foram sensíveis o suficiente para questionar da história a possível similaridade, mas também a singularidade de Trudi e Kiki. Perceberam o valor de cada vivência, a semelhança na diferença, a importância de valorizar a sua realidade, de não produzir preconceitos, e que o amor é ilimitado. Concluíram sozinhos que elas são diferentes mas tem o mesmo direito a felicidade!

Engraçado, não é? Crianças de oito anos conseguem enxergar o que adultos experientes insistem em negar!

trudi_kiki_capa_vazia..indd

Projeto de leitura da Editora Moderna

http://www.modernaliteratura.com.br/lumis/portal/file/fileDownload.jsp?fileId=8A8A8A83417DC32101419D98E99240B9

Assista a história adaptada em vídeo:

1 Comment

  1. Lembro-me de quando conheci este livro. Me deparei com ele num cantinho da estante da sala dos professores. Fui atraído imediatamente pelas ilustrações de capa e resolvi analisá-lo para ver se seria uma boa leitura para meus pequenos…

    Assim que terminei de ler o livro, com um sorriso no rosto, sabia que meus alunos iriam adorá-lo!
    As ilustrações são lindas e a história é encantadora.
    Muito bom para discutirmos questões referentes à semelhanças e diferenças dos indivíduos, respeito às singularidades e características próprias de cada um.

    Minhas crianças adoraram e eu, confesso, já o li quatro vezes.

    Curtir

DIGA-ME O QUE ACHA:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s