Sobre a influência de um adulto na vida de uma criança.

Neste trecho o velho Graça explana um momento de sua infância em que o adulto José Leonardo se demonstra diferente dos outros adultos que o ignoravam. E afirma que esta relação o atingiu e modificou para melhor. Faz-nos refletir sobre a maneira como tratamos nossas crianças. Será com paciência e bondade?

Graciliano Ramos em “Infância”

     …”À noite, na casa-grande, dançavam e cantavam. O luar feria pedrinhas alvas nos caminhos. Achei que uma delas brilhava mais que as outras – e José Leonardo obrigou-me a aceitá-la. Conservei alguns anos a preciosidade que faiscava na treva. Num canto de parede, como brasa perdida no borralho, avivava, em horas de aborrecimento e dor, aquelas recordações – a faixa do canavial, água empapando a várzea, bois mansos pezunhando na engenhoca, o mel a ferver nas tachas, danças, cantigas, a plumagem viva das araras. E iluminava a figura que se ia distanciando no passado, fria, digna, tranquila. Bondade diferente das bondades comuns. Não nos atraía, mas inspirava confiança, vencia o desgraçado acanhamento que me embrulhava a língua, escurecia a vista, gelava as mãos.

     Fiz numerosas perguntas a José Leonardo, e ele nunca se espantou. Às vezes hesitava, procurava-me na cara o sentido da frase obscura. E a informação vinha, natural e paciente. Sem me haver impressionado em demasia, esse homem deixou-me lembrança que se estirou e me dispôs a sentimentos benévolos…”

 

 

infacia3

http://books.google.com.br/books?id=BVjYVWWBHakC&printsec=frontcover&dq=infancia+graciliano+ramos&hl=pt-BR&sa=X&ei=KY46VLK3OdH3yQSMyoHICw&ved=0CCoQ6wEwAg#v=onepage&q=infancia%20graciliano%20ramos&f=false

Categorias: Tags: , , , , , , , , , , , , ,

DIGA-ME O QUE ACHA:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s